top of page

VIP recebe alunos do projeto Afrocientista



Alunos do projeto Afrocientista visitaram as instalações da Universidade nesta quinta-feira, 14, com o propósito de conhecer o funcionamento in loco da dinâmica de alguns setores da Instituição, assim como de sua estrutura, proporcionando ao mesmo tempo, motivação para os mesmos ingressarem em um futuro próximo em uma universidade publica e gratuita. A visita foi uma iniciativa da coordenadora do NEIAINC, professora Renilda Costa, para que os alunos se familiarizassem com o ambiente universitário e conhecesse os benefícios que os discentes possui em estudar em uma universidade federal.



O projeto Afrocientista é uma oportunidade oferecida aos estudantes negros do Ensino Médio do Amazonas nas experiências educativas, que possibilitem a superação de exclusão e desigualdades sociais. O evento é fruto da parceria entre Núcleo de Estudo Afro Indígena da UFAM (NEAINC), Departamento de Ações Afirmativas (DPA/UFAM) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM).


Viabilizado pelo Programa de Visita – VIP, os alunos foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus, pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, na qual, puderam se inteirar de alguns informes a respeito da história, programas, pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas dentro da Instituição.


Após a recepção, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para conhecerem algumas atividades desenvolvidas no local. Recebidos pelo coordenador do Laboratório e professor do Departamento de Anatomia, Kleber Rodrigues, os alunos foram instruídos quanto ao funcionamento do mesmo e das ações ali realizadas. Posteriormente, a turma visitou o Laboratório de Tecnologia de Pescado, do curso de Engenharia de Pesca da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). No local, assistiram uma palestra sobre os processos relacionados ao beneficiamento e embalagem a vácuo da carne de peixe. Em seguida, ainda no setor Sul, os estudantes foram encaminhados para conhecer às instalações do Laboratório Agro Florestal ( FCA ) , finalizando á visita no setor.



No setor Norte, fechando a visita, os estudantes assistiram a uma palestra do diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, a respeito dos cursos que compõe o Instituto e, também, palavras de incentivo para os mesmos. Explicou, ainda, os métodos de ensino exigidos em um curso de nível superior.


Sobre o Programa VIP


O VIP recebe, desde 2008, diverso grupos de visitantes internos e externos, das redes privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade. As visitas podem ser agendadas via e-mail vip@ufam.edu.br.




© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page