top of page

Pesquisa aborda aspectos interculturais dos saberes Mura


Com o objetivo de compreender as perspectivas interculturais do material de conclusão de curso Dicionário de plantas medicinais das aldeias Mura como possibilidade de valorização de sua cultura por meio da educação escolar na aldeia São Félix no município de Autazes, e, especificamente, identificar as pratica pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental que evidenciam a utilização dos saberes do material de plantas medicinais das aldeias, além de descrever as produções dos alunos desenvolvidas à luz dos conteúdos estudados na escola e presentes nos dicionários de plantas medicinais das aldeias, a mestranda Andreza da Silva Dorzanio, defendeu sua pesquisa “Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena”, na última sexta-feira, 22, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PGSCA). A orientação da pesquisa foi de responsabilidade do professor Michel Justamand.


A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa e de pesquisas cunho bibliográfica e documental, além de uma observação participante, realizada em escola municipal indígena, e análises de registros e artigos publicados e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores indígenas.


A escolha da temática se deu a partir da experiência da mestranda em Pesquisa de Iniciação Cientifica (PPGE/UFAM/FAPEAM), na qual se estudou as narrativas de professores Mura na formação escolar e na prática pedagógica e, de tradições da cultura amazônica herdados de seus avós paternos.


Dividida em três seções, a pesquisa abordou em sua primeira seção a interculturalidade e a política de educação escolar indígena. Em sua segunda seção, os saberes presentes nos dicionários de plantas medicinais das aldeias Mura foram revelados, e no terceiro e última seção, a discussão se deu em torno das políticas publicas de educação e a consolidação das escolas indígenas Mura.




Estiveram presentes na Banca Examinadora os professores, Michel Justamand (presidente), Osmarina Guimarães (membro) e Renan Albuquerque Rodrigues (membro) .





© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page