Palestra abre o III seminário de Filosofia
O auditório Rio Solimões do IFCHS , sediou na tarde desta segunda-feira, 5, a abertura do III Seminário de Filosofia. Realizado pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Gepemfilo), ambos da Ufam, o seminário se estende até sexta-feira, 9, em sua terceira edição com o tema 'Filosofia e Educação: formação e práxis educativa', com a finalidade de contribuir com a política de ensino de Filosofia, na perspectiva de refletir e implementar ações que potencializem o curso de Licenciatura em Filosofia e a formação continuada no contexto da educação nacional.
A conferência de abertura coube ao professor Juvenal Savian Filho, da Universidade Federal de São Paulo ( Unifesp)que abordou a 'Filosofia no Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC'.
Em sua análise sobre as propostas da BNCC, o professor procurou esclarecer os meandros contidos no documento, em suas contradições de querer finalizar com a disciplina de Filosofia no ensino superior em prol de uma educação mais técnica. Buscou, também, estabelecer itinerários e traçar estratégias de resistência contra o desmonte do curso.
O III Seminário de Filosofia é a continuação das ações profícuas empreendidas no I e no II seminários, ocorridos em 2011 e 2016, respectivamente. Dentre as ações consequentes de ambas as edições, estão: a Carta Aberta sobre o Ensino de Filosofia no Estado do Amazonas, produzida por professores e estudantes de Filosofia; a potencialização do Ensino de Filosofia como campo de pesquisa e o consequente aprofundamento temático do mesmo no âmbito do Departamento de Filosofia; criação do Gepemfilo como grupo de estudos específicos do campo do ensino de Filosofia.
Programação
À programação da semana continua até sexta-feira, 9/11, com diversas atividades, inclusive com sala temática, painel , oficinas e roda de conversa