Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes sobre autoritarismo
Esta semana, o Cine Vídeo Tarumã dedica sua programação a filmes que discutem o autoritarismo como forma de governo, sua aceitação e manipulação por parte dos governantes. Os filmes são ‘O Presidente’, ‘Kamchatca’ e ‘A Morte de Stalin’. As sessões do projeto são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário da Ufam.
Na segunda feira, 29, será exibido ‘O Presidente’, do exilado político iraniano Mohsen Makhmalbaf. O filme traz como personagens principais uma criança de cinco anos e um ditador de uma país na região do Cáucaso. O menino é neto do ditador e, durante uma noite comum, ocorre uma revolução popular e o governo ditatorial é destituído. Então, para escaparem da perseguição, o homem se passa por um músico e passa a vagar pelo país que governava para tentar escapar e salvar seu neto. Ele passa então a finalmente entrar em contato com o povo que governou por tanto tempo.
Dia 31, quarta feira, é a vez de exibir ‘Kamchatca’, de Marcelo Pineyro. O filme se passa no ano de 1976 em plena ditadura Argentina. Para fugir da perseguição política, a família de Harry (Matias delas Pozo) muda suas identidades e fogem para uma casa no campo e lá se estabelecem, com um constante medo de serem descobertos.
Na quinta-feira, 1 de novembro, será exibido ‘A Morte de Stalin’, de Armando Iannucci. Utilizando um humor ácido, o filme conta o clima de instabilidade política que se dá após a morte do líder soviético. Logo, Nikita Khrushchev (Steve Buscemi) e Lavrentiy Beriya (Simon Russel Beale) instauram uma briga para ver quem será o próximo sucessor. Fonte/Ascom