Bolsistas do PIBIC do IFCHS apresentam resultados de pesquisas
- ifchsufam
- 18 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O Congresso de Iniciação Científica (XXVII CONIC) teve prosseguimento nesta quarta-feira, 17, em diversos locais do Campi de Manaus e do interior. No setor Norte, as atividades das áreas das ciências humanas do IFCHS/Faced se concentraram no auditório Rio Jatapú (Faced), nos períodos da manhã e tarde.

Com o objetivo de congregar alunos e seus orientadores para divulgar seus trabalhos e inclui, em sua programação, sessões de avaliação final dos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o CONIC iniciou os trabalhos com a apresentação dos relatórios dos alunos do PIBIC do IFCHS, na qual foram devidamente avaliados pela Comissão de Avaliação do Congresso.
Ao todo, o evento contará com a apresentação de 1.097 trabalhos científicos, sendo, quase 100 somente para os bolsistas do Instituto. Além das apresentações, o evento contará com palestras, oficinas e atividades culturais, durante os três dias de duração.

Sobre as apresentações dos trabalhos, o coordenador do comitê da área de humana, professor Geraldo Alves de Souza, disse que é um momento em que a comunidade universitária acompanha a apresentação dos resultados dos projetos que já foram aprovados. “ Como podemos acompanhar nesta manhã, nós tivemos diferentes temas, desde filosofia até fecharmos com a questão de gênero e diversidade étnico-racial”, declarou ao enfatizar a riqueza do evento em relação ás diversas abordagens temáticas.
Segundo o aluno do curso de Geografia, Bruno Nunes Lima, o CONIC tem se mostrado de muita importância para o graduando em seu primeiro contato com a pesquisa científica. A sua pesquisa “Quando não tem o furo fluvial na restinga alta do Careiro Castanho” buscou entender o processo de adaptação do varzeano em meio a dinâmica do rio e os novos métodos de adaptação.
Para Rafael Esdras, do curso de Medicina, a oportunidade é única para mostrar seu trabalho. Ele espera contribuir ao longo da semana com os seus conhecimentos por meio do seu projeto de pesquisa. “O CONIC é uma oportunidade única de apresentar ideias e discutir temas diversos voltados à iniciação científica”, afirmou, explicando, ainda, que o foco do seu projeto foi a Geografia da Saúde, por se encontrar inserido em uma interdisciplinaridade.
Encerramento O encerramento do XXVII CONIC acontecerá dia 19, no auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, setor Sul do campus, às 17h, com a premiação dos melhores projetos e da Menção Honrosa por área do conhecimento.