top of page

Pesquisa aborda a memória social, histórica e cultural de Manaus entre os anos de 1870 a 2016.






Com o título “Há um paço entre a memória e a história: breve análise processual da memória social, história e identidade manauara entre os anos de 1870 a 2016 em torno do Paço Municipal, sob a perspectiva eliasiana”, o pesquisador Mikael Moises Pires Lindoso, defendeu nesta terça-feira, 9, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), sua defesa de dissertação de mestrado com a finalidade de se obter o grau acadêmico de mestre.


Dividido em quatro capítulos, a pesquisa, em sua primeira abordagem, traça um breve histórico sobre à memória, o seu conceito no século XIX ao XXI, esquecimento, lembrança, processo civilizador, tipos e formas de memórias e breve ponderação sobre transtornos de memórias, como esquizofrenia, amnésia, demência e mal de Alzheimer.

Em seu segundo capítulo, o autor busca revelar a teia do conhecimento e os seus fios que o mantém unido, advogando a favor de conexões entre os saberes, mas admitindo seus isolamentos aparente e socialmente construídos a partir de um longo processo civilizador.

No terceiro capítulo, a pesquisa realizou a síntese dos primeiros temas abordados, aplicando-os na lógica da construção identitária das sociedades humanas em torno dos símbolos socialmente construídos. Na pesquisa em questão, aplicou-se a síntese elaborada no processo de elaboração identitária da cidade de Manaus em torno do Paço Municipal.

A construção da síntese teve como marco inicial a busca por uma compreensão do termo identidade e suas manifestações no âmbito das figurações sociais. O entendimento sendo mediado pelo diálogo conceitual entre os termos eliasiano de psicogênese e sociogênese.



No último capitulo, o mestrando analisou todo o processo de construção da identidade, apresentando uma proposta prática para o Paço Municipal, aplicando, ainda, uma breve análise e síntese da construção da identidade manauara em torno do mesmo.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores Gláucio Campos Gomes de Matos (presidente), pelo professor Nilton Paulo Ponciano ( membro) e pela professora Heloísa Helena Corrêa da Silva (membro).


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page