Pesquisa analisa processo de interiorização do ensino superior
- ifchsufam
- 25 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Com o título “Universidade e Sociedade na Amazônia Contemporânea: análise do processo de interiorização do ensino superior público na região Amazônica”, o doutorando Geraldo Magela Daniel Júnior, defendeu na última sexta-feira, 21, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), sua tese de doutorado com a finalidade de se obter o grau acadêmico de doutor.
O objetivo de sua pesquisa foi revelar alguns determinantes principais da expansão das universidades púbicas nos estados da região Norte, principalmente, naquelas que resultaram de denúncias postas a reprodução de processos de modo capitalista. De modo, que foi impulsionado a estudar as motivações mais profundas do estado brasileiro ao financiar a aventura da interiorização das universidades, mediante o perfil de universidade que se tem estabelecido, explicando, que não se trata de um modelo local ou regional, mas sim de um projeto de sociabilidade de uma abrangência mundial.
Esclarece o pesquisador, que o seu interesse por esse tema foi, em grande medida, produto de sua própria experiência como professor em Parintins. “tem sido uma experiência rica, mas tem sido também uma experiência que tem causado perplexidade e, foi justamente dessa perplexidade que meio veio à curiosidade de entender profundamente a problemática da interiorização do ensino das universidades publicas”, explicou.

De pesquisa de cunho bibiográfico e de referencial marxista, disse que o trabalho não pretendeu ser conclusivo, mas, de uma pesquisa que se propôs a realizar em uma primeira abordagem do problema dentro de uma rica variedade do fenômeno estudado e análise de acordo com o referencial adotado.
A Banca Examinadora foi formada pela professora Heloisa Helena Corrêa da Silva (presidente), professor João Ricardo Bessa Freire (membro), professora Iraíldes Caldas Torres ( membro), professora Marilene Corrêa