XXIII Semana de Filosofia
Foi realizado nesta segunda-feira, 10, ás 14h, no auditório Rio Solimões do IFCHS, a solenidade de abertura da XXIII Semana de Filosofia. O evento é uma realização do Departamento de Filosofia (DFIL), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Profilo) e Centro Acadêmico (CAFCA), com apoio da direção do IFCHS e reitoria.
Estiveram presentes na mesa de abertura, o coordenador do curso, professor Nelson Matos de Noronha, o diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, da coordenadora do Profilo, professora Valcicleia Pereira da Costa, do chefe do Departamento de Filosofia, professor Jerry Luiz Soares, e o presidente do CAFCA, o acadêmico Celso Sampaio.
Em seu pronunciamento, o professor Jerry Luiz Soares lembrou os 57 anos do curso e da oportunidade da Semana poder expressar os resultados alcançados dos professores e alunos. Encerrou, desejando êxito a todos os participantes do evento.
Agradecendo à presença dos professores e alunos e, em especial, os alunos de outras instituições de ensino que aceitaram o convite para participar da Semana de Filosofia, o professor Nelson Matos disse que a atividade é uma construção coletiva e, para isso, precisa de apoio para a sua realização, e isso não faltou por parte da direção do IFCHS e da administração superior.
Para a comunidade filosófica, particularmente, Noronha fez questão de registrar os triunfos alcançados pelo curso no início deste semestre. Ele enumerou várias conquistas, destacando-se, principalmente o curso de especialização à distância para o interior do Estado, o processo de consolidação do doutorado, em parceria com a Unicamp, e a reformulação do curso.
Em sua finalização, destacou os avanços obtidos como exemplo de resistência contra o desmonte do curso em nosso país. “Espero que esta semana seja de conquista, e que possamos reunir forças para enfrentar um cenário muito grave”.
Em sua intervenção, professor Raimundo Nonato destacou o empenho dos organizadores, apesar das dificuldades. Disse que a direção do Instituto se sente honrado com a realização da Semana de Filosofia, e que o exemplo sirva para as outras unidades e cursos. Encerrou sua fala, desejando ótimo evento a todos e, que, o intercâmbio de ideias, possa ir além das fronteiras acadêmicas.
A programação teve sequência com uma mesa temática composta pelos professores Pedro Rodolfo, Nelson Matos e do palestrante convidado, professor Ernani Pinheiro Chaves, além do acadêmico Celso Sampaio.
A Semana discutira, até o dia 14, a influência dos pensadores Michel Foucault e Walter Benjamin com o palestrante convidado. Contará, ainda, com a realização de minicursos e apresentações de trabalhos de docentes e discentes.