Pesquisa etnográfica descreve Festa de São Benedito no PPGSCA
- ifchsufam
- 28 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Com o título “Construção identitária da Comunidade do Barranco: festa de São Benedito”, a doutoranda Lúcia Maria Barbosa Lira, apresentou a sua tese de doutorado nesta segunda-feira, 27, às 14h, no Miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). A defesa de tese foi um requisito para a obtenção do grau de doutora pelo PPGSCA.
O estudo teve como objetivo investigar a construção identitária da “Comunidade do Barranco”, e os festejos promovidos pelos quilombolas ao Santo Negro, no bairro da Praça 14 de Janeiro, desde 1890, quando da chegada dos primeiros descendentes de escravos maranhenses no local.
Estruturada em quatro capítulos, a pesquisa em seu primeiro capitulo abordou as manifestações culturais e as festas de São Benedito no Brasil e em cidades do interior do Estado, as festas religiosas católicas, as celebrações profanas e os grupos de cultos em Manaus. No segundo, o bairro da Praça 14 é reverenciado como o local das manifestações culturais e religiosas da cidade. No terceiro, a etnografia da Festa de São Benedito é descrita por etapas, desde o planejamento, a derrubada do mastro e distribuição de iguarias. E, no quarto e ultimo capítulo, é ressaltada identidade étnica da Festa, a tradição, às manifestações culturais, as datas comemorativas, o reconhecimento como quilombolas, os primeiros movimentos ativistas – década de 70/80, e a importância da Festa de São Benedito como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Em suas considerações finais, a doutoranda destacou mudanças significativas dos ascendentes de maranhenses da Praça 14 de Janeiro, principalmente, a partir da Certificação da FCP e do reconhecimento da Festa de São Benedito como Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas.
A Banca Examinadora foi composta pelos professores Sérgio Ivan Gil Braga (presidente), da professora Magela Mafra de Andrade Ranciario (membro), do professor Ricardo Gonçalves Castro (membro), do professor Odenei de Souza Ribeiro (membro) e da professora Marilene Corrêa da Silva Freitas (membro).