top of page

Pesquisa aborda o universo das práticas minero-metalúrgicas.

Com o título " Do imaginário ao material: a geograficidade nas profundezas da terra", a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Alice Lucas de Souza Gomes, defendeu sua dissertação nesta sexta-feira, 24, às 9h, na Sala de Audiovisual do Departamento do curso de Geografia, do Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). A pesquisa apresentada é requisito obrigatório para obtenção do grau acadêmico de mestre.


A pesquisa objetivou compreender o universo das práticas minero-metalúrgicas e a atmosfera psíquica no qual estão imersos os trabalhadores do espaço telúrico que lidam com a matéria terrestre. O estudo se fundamenta na obra de Gaston Bachelard, nas duas vias que esta ocupa tanto nos ensaios fenomenológicos quanto na sua epistemologia, sobretudo nos conceitos de imaginação criadora, provocação e matéria, apresentados ao longo dos ensaios bachelardianos.


Segundo a mestranda, para a analisar esta conjuntura, foi preciso se arriscar pelo reino da imprudência como sugere Gaston Bachelard, na tentativa de compreender uma mentalidade presente em mitos e imagens arcaicas, porém, presente no homem moderno mediante a presença dos quatro elemento: fogo, ar, água e terra.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores Ricardo José Batista Nogueira (PPGG), Adorea Rabello da Cunha Albuquerque ( PPGG) e Carlos Rubens de Souza Costa ( PPGG ).


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page