top of page

Pesquisa avalia relações entre IDH e ocorrências policiais nos municípios do Amazonas




Com o objetivo de reconhecer possíveis relações entre Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) e ocorrências policiais nos municípios do Estado e, especificamente, reconhecer esses indicadores entre os anos de 1991 a 2010, com base nos dados dos indicadores de 2013, e quantificar as ocorrências policiais nos municípios entre os anos de 2014 a 2016, confrontando com os indicadores sociais e com IDH nos municípios, o pesquisador Eduardo Pereira da Silva, defendeu sua dissertação “ Estudo de indicadores de desenvolvimento, de distribuição de renda e de cobertura e ocorrências policiais do Amazonas”, nesta quinta-feira, 20, às 9h, na Sala de Audiovisual do Departamento de Geografia. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), e se apresenta como requisito para obtenção do grau acadêmico de mestre.


Em seu estudo, o mestrando pôde observar a evolução do Estado quanto aos IDH entre os anos de 1991 a 2010, assim, como os municípios que apresentaram os melhores indicadores.


Avaliou, também, os municípios que tem as maiores ocorrências no período avaliado.A pesquisa identificou, ainda, a cobertura policial militar nos municípios pesquisados de acordo com os critérios populacionais e de desenvolvimento humano e a comparação entre os índices de desenvolvimento, ocorrências policiais, maior cobertura e menor concentração de renda.



A Banca Examinadora foi composta pelos seguintes professores doutores: Geraldo Alves de Souza (presidente), Raimundo Nonato Pereira da Silva ( membro) e Tatiana Schor (membro).


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page