top of page

Programa Vip recebe alunos de Escola de Tempo Integral do município de Iranduba


Cerca de vinte e sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Isabel Esteves Silva, do município de Iranduba, distante a nove quilômetros de Manaus, visitaram na manhã desta quarta-feira, 20, as instalações da Ufam, cujo propósito foi conhecer in loco a dinâmica e a estrutura da Instituição, proporcionando-lhes motivação para o ingresso em uma universidade pública.


A visita ao Campus, viabilizada pelo Programa de Visitas para os públicos interno e externo da UFAM (VIP), é uma oportunidade para que alunos da rede pública se familiarizem com o ambiente universitário e conheçam os benefícios oferecidos aos discentes.

Recepcionados no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus, pela coordenadora do Programa, professora Célia Carvalho, os alunos conheceram a história da Universidade, assim como, receberam informações sobre programas, projetos de pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas.


Após a recepção, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), para conhecerem algumas atividades desenvolvidas no local. O coordenador do Laboratório e professor do Departamento de Anatomia, Kleber Rodrigues, repassou informações necessárias quanto ao funcionamento do laboratório aos alunos que, segundo ele, percebe uma grande curiosidade em relação as ações realizadas no laboratório, indo desde o processo de doação dos cadáveres, exposição, até as disciplinas realizadas pelos cursos relacionadas à saúde.


A discente Ana Kecia Soares, 15, expõe sua felicidade em razão de conhecer coisas novas na Universidade. Ela comenta que em sua cidade de origem, os estudantes desconhecem os espaços que a Universidade tem a oferecer a comunidade, e, durante a visita está aprendendo e obtendo bastante informações. “Eu estou pensando cursar Medicina, e me especializar em Neurologia, mas, é um assunto no tenho que pensar muito para tomar uma decisão certa na minha vida”, disse a estudante.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Jan Martinot e Luciane Araújo. Martinot avalia sobre a importância da visita dos alunos, pois, considera que muitos deles nunca estiveram numa Universidade. De acordo com o docente, a visita torna-se uma motivação para que possam dar continuidade aos estudos no futuro, considerando que a maioria irá prestar exames como o Processo Seletivo Contínuo (PSC) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


No Setor Sul, os alunos conheceram também o Laboratório de Pesca, do Curso de Engenharia de Pesca, em que conheceram os processos de beneficiamento e da embalagem a vácuo da carne do peixe. Em seguida, o Centro de Ciências do Ambiente (CCA), onde foram recepcionados por uma servidora técnica administrativa, mostrando toda a estrutura daquele órgão. E, finalmente, conheceram o laboratório de fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEF).


Já no setor Norte, a turma visitou o laboratório de serigrafia da Faculdade de Tecnologia (FT), onde aprenderam algumas técnicas de impressão. O técnico Nildo Silva, responsável pela oficina, reproduziu algumas imagens no papel distribuindo aos alunos. Em seguida, foram conhecer o Laboratório de Informática da FT. A visita se encerrou no período da manhã, no Restaurante Universitário (RU), localizado no setor Norte .


Sobre o Programa VIP


O VIP recebe, desde 2008, diversos grupos de visitantes internos e externos, das redes privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade. As visitas podem ser agendadas via e-mail vip@ufam.edu.br.


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page