Nota de pesar pelo falecimento do Professor Doutor Geraldo Panteleão Sá Peixoto Pinheiro
É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro de jornada - Professor Doutor Geraldo Panteleão Sá Peixoto Pinheiro, ocorrido no último dia 25/05/2018. A sua morte nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade. Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão. Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.
Professor Doutor Geraldo Panteleão Sá Peixoto Pinheiro começou seu vínculo com a Universidade Federal do Amazonas - UFAM em meados da década de 1980 e aposentou-se no ano de 2013. Foi Coordenador do Curso nos períodos de 2009-2010/2010-2012 e atuou como Chefe de Departamento no período de 2006-2008.
Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1981) e graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1984) e Doutorado em História pela Universidade do Porto, em Portugal (2012), com diploma revalidado no Brasil pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professor Adjunto (aposentado) da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu as funções administrativas de Diretor do Museu Amazônico (1993-1996), e por vários biênios Chefe do Departamento e Coordenador do Curso de História, além de ter presidido as diversas reformas curriculares do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiências docente em diferentes áreas do ensino da História; atividades de pesquisa com temas ligados à História da Amazônia, Historia Indígena, História da Imprensa e do Periodismo no Brasil, História e Historiografia Afro-brasileira, dentre outros. Atualmente integra o quadro de pesquisadores do Laboratório de História da Imprensa no Amazonas (DH-UFAM), investigador do CITCEM das Universidades do Minho e do Porto em Portugal e membro do Conselho Científico do Museu da Emigração-Portugal.