top of page

Pesquisa analisa obra de Francisco Rider

Com o título “Arte Performance: uma análise na obra Reservoir de Francisco Rider”, o mestrando Sebastião de Oliveira Filho, apresentou sua pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), quinta-feira (25), no Miniauditório do Programa do ICHL, com o objetivo de analisar os significados na obra Reservoir por meio de experiência artística vivenciada pelo transforme Francisco Rider, contextualizando através da história da arte, o surgimento da arte performance no cenário mundial, nacional e regional, visando estabelecer cronologias de entendimento dessa linguagem artística no contexto local, assim, como de compreender a representação artística contemporânea diante da multicultarilidade amazônica.

Em sua justificativa, o mestrando cita diversas apresentações de performance presenciado por ele no contexto cultural de Manaus para a escolha da temática e, principalmente, da ausência de registros acadêmicos das ações performáticas na cidade. O objeto de pesquisa foi proposta, então, para analisar apresentação de Francisco Rider, ocorrida pela primeira vez em Manaus em de 2015, na I Mostra Manaus Artes Visuais, na praça D Pedro II, visando compreender a sua arte de performance dentro de um contexto de uma Amazônia múltipla, diversa e complexa. Ele diz que a obra de Reservoir, pode ser enquadrada é uma linguagem artística que abrange o universo amazônico, complexo e abrangente, onde a visualização do corpo aproxima-se da cultura da história nos processos elaborativos da obra.

Em seu desenvolvimento, a pesquisa foi dividida em três capítulos. No primeiro, faz um traçado panorâmico histórico da arte performance, desde as primeiras manifestações ocorridas no Séc. XX e suas influências, recortando os principais nomes da História da Arte, passando pelas manifestações de artistas brasileiros, finalizando com as apresentações de artistas amazonenses. No segundo capítulo, é abordado um breve dialogo entre a produção artística amazônica e o pensamento complexo, compreendendo a história e a cultura refletidas nas obras dos artistas, e no terceiro, as ações desenvolvidas pelo artista Francisco Rider são analisadas durante a apresentação da obra “Reservoir”, a partir de uma descrição concisa que envolve sua poesia e os processos de construção.


A Banca Examinadora foi composta pelo professor Michel Justamand (presidente), a professora Rosemara Staub de Barros (membro) e do professor Guilherme Werlang da Fonseca (membro).


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page