top of page

Posse da nova diretoria do IFCHS



A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 2 de abril, às 15h, no auditório Rio Solimões do Instituto de filosofia e Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) com a posse dos novos gestores, professores Raimundo Nonato Pereira da Silva e da professora Keith Valéria de Oliveira Barbosa, para os respectivos cargos de diretor e vice-diretora do Instituto.


A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, que deu posse à nova diretoria, enfatizando no momento, a sua própria trajetória quanto discente e, posteriormente, docente da Universidade. “Sempre que retorno aqui, dois fatos vem à minha memória: há exatos 30 anos atrás como calouro do curso de Ciências Econômicas, e dez anos depois, iniciava à carreira de professor”, relembrou o reitor.


Em seu discurso, o reitor lembrou os desafios dos novos gestores quando afirmou que “colocar-se na condição de dirigente é, sobretudo, um ato de coragem”. Nesse sentido, declarou ,ainda, que a administração superior precisa ser parceira das unidades e dos seus dirigentes, porque à Universidade é uma construção coletiva, de cada diretor, reitor e de cada um de nós que têm a oportunidade de fazer o seu trabalho, e o fará pelo compromisso assumido com à Instituição. Finalizou, declarando sua alegria pela solenidade de posse, frisando, “aqui é um local de grandes lutas. Nós queremos isso, um debate franco e aberto para elevarmos o nome da UFAM”.




O novo diretor empossado, professor Raimundo Nonato, lembrou em sua fala, de docentes e servidores que viu crescer na Instituição, da motivação e do incentivo recebido, e de outros que não estão entre nós, mas que fazem parte da sua história e do Instituto. Disse que o seu enfoque como gestor, será à busca por uma universidade autônoma, crítica e amazônica. “A universidade tem no seio à sua diversidade etnográfica, e aí tá à nossa missão e, como formadores nas áreas de Filosofia e Humanidades, é fundamental desenvolvermos um pensamento crítico e socialmente atuante”, enfatizou. Encerrou o discurso, agradecendo o apoio e a presença de todos, convidando-nos ao mesmo tempo, que subamos o Rio Negro, simbolicamente, para que tenhamos uma visão do todo, para podermos chegarmos onde desejamos, que é uma universidade crítica e amazônica .



Para a ex-diretora do IFCHS, professora Simone Eneida Baçal de Oliveira, o sentimento de dever cumprido, é o motivo de muita alegria. “Grandes avanços foram possíveis numa gestão transparente, com todos os processos encaminhados e, principalmente, a reestruturação administrativa e pedagógica concluída , quesito com o qual havia dificuldade de lidar pela complexidade do antigo Instituto”. Ressaltou, também, a inauguração e ampliação do estacionamento do Instituto e a criação do Site, uma demanda antiga que foi conquistada em sua gestão. Concluiu seu discurso, afirmando que todas as demandas foram atendidas, proclamando, por último, que a nova gestão prossiga com os avanços já conquistados.







© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page