top of page

Cine&Vídeo Tarumã apresenta a semana “Jornada Pelos Direitos e Pela Vida do Povo Yanomami”


Na segunda-feira, 18/09, será exibido a película experimental “Xapiri”.


Em março de 2011 e abril de 2012, Gisela Motta e Leandro Lima acompanharam dois encontros de xamãs na aldeia Watoriki, no Amazonas, a fim de colaborar em um registro audiovisual dos encontros. O resultado desse testemunho é este filme, em parceria com o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, a pesquisadora de cinema Stella Senra e o etnólogo-escritor Bruce Albert. O filme acompanha sensorialmente os trabalhos dos xapiri (xamãs ou pessoas-espírito), desde seu encontro em Watoriki até a evolução dos rituais Utupë, onde os xamãs atraem entes que os ajudam a conduzir curas-batalhas contra o mal que atinge a ordem cosmoecológica aparente do mundo. A câmera e edição do filme acompanham simbolicamente as diferentes etapas do ritual com aproximações, sobreposições e deformações da imagem que geram uma imersão profunda do espectador na cerimônia.


Participa da sessão, como debatedor, o professor Lino João Oliveira, do Departamento de Antropologia da UFAM.


Na quarta-feira, 20/09, será a vez de ser exibido o filme “Davi contra Golias-Brasil Caim”.


Neste documentário é retratado o massacre dos Yanomami. Entrevista com os índios Yanomami, onde estes falam da relação com os garimpeiros, explicam como tudo se deu e relatam o massacre. A ida a Brasília para reivindicar ao governo uma tomada de posição. A repercussão nas mídias impressa e eletrônica, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional. O documentário conta com uma entrevista com o líder Yanomami Davi Kopenawa.


A sessão tem acréscimo de 4 minutos com comentários gravados do diretor Aurélio Michiles. Participa da sessão como debatedor Davi Kopenawa, líder Yanomami.


No dia 22/09, sexta-feira, será exibida a obra “Índio cidadão?”. A luta das nações indígenas para conquistar – e manter – os direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o documentário aborda momentos marcantes desta jornada que aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais, ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. Uma batalha para impedir que continue o extermínio de lideranças e grupos indígenas, uma batalha para garantir o direito do ser humano.


Participa da sessão, como debatedor, Carlito Yanomami, líder Ixima.


O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Curso de Comunicação Social da UFAM. As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus.


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page