Seminário celebra os dez anos do PPGEOG
Com o objetivo discutir e avaliar o desenvolvimento das pesquisas e os avanços da última década, assim como as possibilidades futuras do programa, teve início na noite desta quinta-feira, 24, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras IFCHS), a solenidade de abertura do Seminário alusivo à comemoração dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (PPGEOG/UFAM).
A mesa de abertura da solenidade contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), professora Selma Baçal, da vice-coordenadora em exercício do PPGEOG, professora Jesuete Pacheco Brandão e da chefa do Departamento de Geografia, professora Mírcia Ribeiro Fortes.
Em seu discurso de congratulação, a professora Selma Baçal ressaltou o apoio da Pró-Reitoria a todos os programas de pós-graduação da Universidade e, em especial, o PPGEOG no ano que se comemora o seu décimo ano de existência. “ Estamos aqui para fortalecer o programa de pós-graduação, sobretudo na conquista de bolsas para os nossos alunos de mestrado e doutorado. Nós estamos felizes porque retornamos os trabalhos à frente da PROPESP, inclusive com alguns objetivos que considero importantes para a nossa Instituição”.
A pró-reitora disse de sua intenção ergue o Plano de Desenvolvimento Funcional da Instituição, que se encontrava parado, mas que agora esta sendo retomado na nova gestão. Informou que a UFAM possui 39 programas de pós-graduação, sendo 13 de doutorado, dentro de uma totalidade de 50 cursos entre mestrados acadêmicos e profissionais e cursos de doutorado.
“Estamos com uma tarefa relativamente árdua de conquistar 500 novas bolsas de iniciação cientifica. É nosso objetivo também chegar à marca nos próximos anos, pelo menos de dois mil projetos de iniciação cientifica em execução na UFAM. Nós já temos mais de mil alunos de pós-graduação em atividades e estabelecemos uma meta de zerar todas às bolsas de mestrado e doutorado, disponibilizados pela CAPES. E, estamos trabalhando com essa perspectiva de ampliar a iniciação científica em cursos de doutorado e mestrado, porque há uma demanda muito grande em formar mestres e doutores nas diversas áreas da educação de uma forma acentuada.”, revelou a professora Selma, finalizando seu discurso parabenizando os organizadores do evento e desejando muitos dez anos para o Programa e crescimento permanente, inclusive com nota máxima da CAPES.
A palestra de abertura do evento contou com presença do professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP), que discorreu o tema “A pós-graduação em Geografia e a Amazônia”, na qual, apresentou proposituras e questionamentos á respeito da situação fundiária do País. Destacou à violência no campo, a luta por terras e real estrutura do direito sobre a terra no Brasil.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Geografia
O programa, vinculado ao Departamento de Geografia foi implementado no ano de 2007, com a finalidade de gerar conhecimentos em Geografia, preferencialmente na região Amazônica. Ao longo dos anos, o programa tem promovido a formação de recursos humanos de alto nível intelectual em Geografia, capacitando os formandos para atuar no exercício do magistério superior, na pesquisa científica e na inovação. Além disso, capacita os profissionais para atuarem na gestão de territórios e dos recursos naturais, em organizações públicas, privadas e não governamentais.