top of page

Pesquisa sobre Sistema de cotas na UFAM é apresentada em defesa de dissertação

Com o título “Ações afirmativas no contexto das políticas neoliberais: a implantação do sistema de cotas na UFAM”, a mestranda Jeane de Amorim Freire, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSSSA) defendeu sua pesquisa na sexta-feira (4), às 9h, na sala 11 do Bloco Mário Ypiranga do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).


A pesquisa buscou avaliar de que forma foi e vem sendo construída e implementada a Política de Ações Afirmativas na UFAM, assim como o pensamento dos alunos cotistas e não cotistas, e dos gestores responsáveis sobre o assunto.


Estruturada em três capítulos, a dissertação teve o objetivo de avaliar o processo de implementação de política de ação afirmativa na graduação da UFAM, considerando o conteúdo histórico de seu surgimento e, especificamente, averiguar a percepção dos discentes a respeito da Política de Ações Afirmativas da UFAM. Buscou também conhecer a opinião dos discentes não cotistas sobre essas ações a partir da implementação do Sistema de Cotas, e investigar o olhar do gestor responsável acerca do seu processo de implantação.


O enfoque da pesquisa foi de cunho qualitativo, dividido em três fases. Na primeira fase abrangeu o referencial técnico e conceitual. Na segunda ocorreu a pesquisa de campo com os discentes. Na terceira fase, houve o momento da organização, análise, tratamento dos dados, sistematização das fontes primárias e secundárias, e por último, análise de conteúdo.


Em sua conclusão, a mestranda constatou que a Universidade cumpriu a Lei de Cotas na sua integra, porém, não chamou a comunidade universitária para discuti-la, pensá-la e avaliá-la. Constatou também, a inexistência do processo de Avaliação e Acompanhamento do Sistema de Cotas no âmbito da UFAM, considerando que o sistema de cotas é uma forma de democratizar a educação superior. Considerou ainda que, apesar da Universidade oferece as condições para o ingresso, têm falhado em oferecer as condições de permanência para os discentes com qualidade.


A banca examinadora foi composta pelos docentes:


- Cristiane Bonfim Fernandez (presidente);

- Gersem José dos Santos Luciano (membro);

- Nelson Matos de Noronha (membro).


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page