top of page

Sexta Etnográfica exibe documentário “Inspetoria Especial de Fronteira"



Em sua segunda edição, o projeto “Sexta Etnográfica”, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), trouxe para o debate o tema “Políticas Públicas para Povos Tradicionais”. O evento foi realizado sexta-feira (14), às 9h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).



Dentro da temática do projeto, foi apresentado o documentário “Inspetoria Especial de Fronteira”, de 1938, que foi produzido pelo majorThomaz Reis e Charlotte Rosenbaum, no qual, retrata viagens do major em inspeção nas regiões de fronteiras do Norte do país. A missão fez parte das atividades desenvolvidas pela “Comissão Rondon”, encarregada na época de fiscalizar os marcos divisórios fronteiriços do Amazonas com demais países vizinhos.



O roteiro da viagem incluiu cenas da cidade de Manaus, do municio de Santa Izabel, de Barcelos e de São Gabriel da Cachoeira, da região do Alto Rio Negro. Mostrou também o município de Tabatinga, Benjamin Constant e comunidades isoladas de fronteiras dessas localidades, do Alto Solimões. Assim como, a presença da igreja Católica nas localidades visitadas e a sua influência e contribuição realizada por meio da “Missão Salesiana”, nas atividades de catequese e ensino desenvolvidos junto aos povos indígenas da região.


Depois da exibição do filme, foi promovido um debate com o público presente do que foi apresentado acerca da realidade dos povos tradicionais que habitam locais inóspitos e que carecem de uma maior atenção e apoio por parte do poder público. Como mediador, o evento teve a participação do professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, do Departamento de Antropologia Social.


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page