Formação profissional no curso de Serviço Social é tema de dissertação do PPGSS defendida no último
Sob orientação da professora do curso de Serviço Social, professora Simone Eneida Baçal de Oliveira, a mestranda Naiara Gaspar de Holanda Lima, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), defendeu nesta quarta-feira (21), sua dissertação como requisito para obtenção de título de Mestra em Serviço Social e Sustentabilidade.
A pesquisa que teve como título “Formação em debate: um estudo sobre os projetos pedagógicos e a dimensão técnica operativa nos cursos de Serviço Social presencial em Manaus”, teve por objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social presencial na cidade Manaus, a partir das suas diretrizes curriculares e, especificamente, mapear as instituições que oferecem o curso em Manaus, assim como verificar se os projetos pedagógicos das instituições estão sendo elaboradas à luz das diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pela ABEPSS/MEC e conhecer as dimensões ético-político, técnico-operativo e teórico-metodológico por meio dos coordenadores dos cursos.
Segundo a mestranda, a aprovação das novas diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social, suscitou acompanhamento das mudanças ocorridas no seio da sociedade e um olhar mais crítico do profissional de Serviço Social sobre a questão social, de forma que possibilitasse o deciframento da realidade no cotidiano profissional, o seu entendimento e a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, o que fez dos profissionais parte da classe trabalhadora. Afirmou ainda que, os pressupostos fomentados pela Lei de Regulamentação e o Código de Ética Profissional, especificam-se e se objetivam na aprovação das Novas Diretrizes, que a partir de 1996 passam a ser o fio condutor para a criação e oferta do curso de serviço Social dentro das diferentes instituições, e dos seus respectivos projetos pedagógicos.
A pesquisa delimitou-se sobre os projetos pedagógicos de duas instituições que oferecem o curso de Serviço Social em Manaus, dentro de um universo de 9 instituições, sendo 8 de natureza jurídica privada e apenas 1 de natureza pública federal e, que a partir de um mapeamento e critérios de inclusão para as pesquisas, foram selecionadas a Universidade Federal do Amazonas e a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). Quanto aos sujeitos da pesquisa, os critérios de inclusão se orientou para a entrevista do coordenador de curso e, da exclusão, de professores que estejam em substituição momentânea ao coordenador.
A pesquisa em seu desenvolvimento foi dividida em três capítulos. O primeiro, se refere à formação profissional do Assistente Social, o resgate histórico do Serviço Social no Brasil e no Amazonas. O segundo trata a Educação Superior no Brasil com a LDB 1996, e a formação profissional em Serviço Social. Aborda ainda questões referentes a aprovação da LDB, das novas diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social, e um resumo do desenvolvimento da Educação Superior no Brasil. No terceiro, é apresentado o projeto pedagógico do curso Serviço Social da UFAM e da FSDB, e a análise dos seus respectivos projetos, trazendo também à visão dos coordenadores dos cursos de Serviço Social das instituições pesquisadas referentes a perspectiva ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo sobre os mesmos.