I Seminário do Programa Nossa África acontece entre os dias 23 e 26 de maio no IFCHS
O Auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), recebe no período de 23 a 26 de maio o I Seminário do Programa Nossa África “Diálogos Africanos: novos objetos, pesquisas e ensino”. O evento é uma realização do Programa Nossa África e do Grupo de Pesquisa Estudos Africanos, em conjunto com a PROEXTI e com Idiomas sem Fronteiras.
Quem estiver interesse em participar do evento deve realizar sua inscrição pelo site Eventos Ufam até o dia 22 de maio.
O seminário contará com conferências, Minicursos, comunicações, mesa-redonda e atividades culturais.
A Conferência de abertura, no dia 23/05, às 10h, será sobre a “Presença negra no Amazonas: histórias invisíveis”, que contará como conferencista a professora doutora Patrícia Melo Sampaio.
No dia 24 acontecem as comunicações:
- Das produções intelectuais do século XIX e XX às novas diretrizes: problemas e perspectivas étnico-raciais;
- Uma reflexão sobre o início da escravidão negra nas Américas, a partir do olhar historiográfico hispano-americano no século XX;
- Léa Garcia no teatro experimental do negro através dos periódicos;
- A festa de São Benedito através do jornal Acrítica (1979-2014);
- Racismo e antirracismo nas páginas do Quilombo (1948-1950);
- Representação do negro e do indígena nos livros didáticos: limitações e avanços;
- Relatos de experiências no ensino de história e cultura afro-brasileira na cidade de Parintins – Amazonas;
- Presença dos negros no Amazonas: desafios no ensino de história da áfrica e cultura afro-brasileira em uma escola do município de Urucará-AM;
- História e cultura afro-brasileira e africana: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- Fronteiras, identidades e trajetórias: migração paraense para o Amazonas;
- A metáfora do espelho, no negro de Franz Fanon, em história do rio negro, de Vera do Val;
- Identidade étnico-racial no rio andirá: trajetória de vida de Benedito Antônio da Silva;
- Identificações diaspóricas e seus forjamentos.
Ainda no dia 24 de maio acontece atividades culturais com o Grupo de Samba de Roda Vozes do Cativeiro e com o Grupo Cultural Malungu Dudu.
Nas tardes dos dias 23 e 24 de maio acontecem os minicursos “Aspectos da áfrica lusófona - entre a colonização e a descolonização: saberes, fazeres e nuances”, com o professor mestre Eduardo Gomes, e “Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: intencionalidades e estratégias” com o professor mestre Juarez da Silva Junior.
No dia 25 de maio, às 10h, acontece a conferência “Os estudos africanos e as ciências sociais e humanas”, proferida pelo professor doutor Antônio Evaldo Almeida Barros (UFMA).
Na parte da tarde, às 14h, acontece a mesa-redonda intitulada “Possibilidades de pesquisas em história e cultura afro-brasileira”, que terá como debatedores:
- Prof. Dr. Júlio Claudio da Silva – UEA – Pós-doutorando no PPGSCA-UFAM (debatedor / Mediador);
- Prof. Dr. Gustavo Pinto de Sousa – UFOPA (debatedor);
-Prof. Me. João Marinho da Rocha – UEA – Doutorando no PPGSCA-UFAM (debatedor);
-Prof. Me. Juarez Clementino da Silva Junior - Arquivo Central do Tribunal de Justiça do Amazonas (debatedor).
As atividades culturais do dia 25/05 ficam por conta do Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga. As atividades do dia terminam com a conferência “Do Ndongo a Angola: estruturas de poder e escravidão (séculos XVII e XVIII)”, com a professora doutora Flávia Maria de Carvalho (UFAL).
A programação do último dia, 26/05, conta com a conferência “Poder local e identidade entre os Bakongo nos bairros periféricos de Luanda”, proferida pela professora doutora Luena Nascimento Nunes Pereira (UFRJ, às 10h. Pela tarde as atividades culturais ficam por conta do Programa de Estudante de Convênio de Graduação PEC-G/UFAM.
Encerrando a programação acontece a conferência “Religião e sociedades na África contemporânea: as igrejas cristãs e os estados nacionais” com a professora doutora Patrícia Teixeira Santos (UNIFESP).
Nos dias 23, 24 e 26 de maio haverá exibição do Cine&Vídeo Tarumã, às 12:30, como parte da programação do Seminário.
Programação completa no folder do evento.