Cine&Vídeo Tarumã homenageia mães
Para celebrar a data, foi programada uma seleção de filmes que retrata relações familiares conflituosas entre os seus membros e, personalidades fortes de mães, que superaram seus dramas com determinação e amor materno.
As homenagens iniciam nesta segunda-feira (8), com a exibição do filme "Julieta”, dirigido pelo espanhol Pedro Almodôvar. Filme que concorreu em 2016, no Festival de Cannes, à Palma de Ouro, narra à história de uma mãe, que não a vê a sua filha desde que fugiu de casa, na adolescência. Como protagonista, o filme trás no elenco, a atriz Emma Suárez, várias vezes premiada em festivais internacionais.
Para quarta-feira ( 10), é a vez do filme “Mia Madre”, produção dirigida e escrita pelo cineasta italiano Nanni Moretti. O drama retrata a história de uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de um seu novo filme, e se vê envolvida com vários problemas pessoais . O filme recebeu o Prêmio Ecumênico, do Júri do Festival de Cannes.
Na sexta-feira (12), encerrando a programação, ocorre a exibição do filme brasileiro “Mãe e Filha”, do cearense Petrus Cariry. Longa filmada em cidade do interior do Ceará, conta à história de uma mulher que retorna à casa materna, depois de anos de ausência. Recebida por sua mãe, ela traz em seus braços um filho natimorto para proceder o enterro. A mãe, já debilitada pelo abandono do marido, se vê envolta agora com a morte do neto que não conheceu em vida.
O projeto Cine&vídeo Tarumã é uma atividade de extensão da Faculdade de In formação e Comunicação da UFAM. As sessões são gratuitas e acontece sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais ( IFCHS).