top of page

Conferência “Frege e a Filosofia da Linguagem Contemporânea” abre a XXII Semana de Filosofia


Organizada pelo Departamento de Filosofia (DFIL), teve início nesta segunda-feira (27), às 9h, a 22ª Semana de Filosofia da UFAM. O evento acontece entre os dias 27 e 31 de março, no auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do campus.


Com a abertura dos trabalhos às 9h, a programação da Semana de Filosofia teve inicio com a “Sessão de Comunicação”, na qual os bolsistas PIBIC/Filosofia apresentaram seus projetos de pesquisas. No período da tarde, no horário das 14h às 18h, foi a vez da palestra do professor da UNICAMP, Marcos Ruffino que abordou o tema “Atos de Fala”.




Em sua apresentação, a bolsista Gabriela de Souza Maia explanou em linhas gerais sobre o realismo matemático por Platão, dos problemas de acesso e o conceitos de outros autores sobre o assunto. Com o título “Verdade e conhecimento na matemática: uma avaliação do realismo matemático”, ela dividiu a pesquisa em três partes. Na primeira, explicou em linhas gerais o que é realismo na filosofia da matemática, apresentando o argumento de Benacerraf contra o realismo platônico na matemática, fundamentado em uma abordagem causal da noção de conhecimento. Na segunda parte, discorreu sobre o problema epistêmico que Paul Benacerraf apresenta em seu artigo “Mathematical Truth”. E, na terceira parte, apresentou o que pensa sobre os dois lados do debate, e a importância do tema proposto.




​​Na sua intervenção, apresentado no minicurso à tarde, os verbos deformativos foi o assunto proferido pelo professor Ruffino, dentro da temática proposta “Atos de Fala”. Explicou ele, que para ter efeito tem que ser na primeira pessoa e no presente do indicativo. Disse ainda, que todas as linguagens apresentam verbos deformativos e, por serem de tipos especiais, eles estabelecem relações com os atos sociais dos indivíduos. No decorrer da programação, às 18h foi feita a abertura oficial do evento com a conferência do professor com título “Frege e a Filosofia da Linguagem Contemporânea”.


Nos demais dias da semana, palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação e minicurso, farão partes das atividades da “XXII Semana de Filosofia”, na qual os participantes inscritos ganharão certificados de horas complementares.


A XXII Semana de Filosofia terá o seu encerramento no dia 31, às 18h, com a conferência das professoras Verrah Chamma e Maria do Socorro Jatobá que abordarão, respectivamente, os temas “A sociedade civil e o Estado em Hegel” e “Profecia, sabedoria e filosofia: uma análise do Cármides de Platão”.



© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page