top of page

Conselho Universitário aprova projeto de reestruturação do ICHL


Projeto prevê a criação de três novas unidades acadêmicas e mudança de nome do Instituto.

Em reunião ordinária, realizada em 23 de fevereiro de 2017, o Conselho Universitário (Consuni) da Ufam aprovou por ampla maioria o projeto de Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no setor norte do Campus. Serão criadas a Faculdade da Informação e da Comunicação, a Faculdade de Artes, e a Faculdade de Letras. Com isso o ICHL passa a ser Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Após um longo processo de debate e planejamento entre os departamentos do ICHL, o Consuni apreciou e aprovou o projeto de criação das novas unidades acadêmicas da UFAM. De acordo com a reitora da Ufam e presidente do Consuni, professora Márcia Perales, a dimensão pedagógica deve ser sempre determinante quando se trata de processos de reestruturação administrativa de uma universidade. “O Consuni aprovou a reestruturação do ICHL e, portanto, acredito que as Unidades Acadêmicas, fruto desse longo processo, devem assumir coletivamente os novos desafios que se apresentam. Tenho convicção de que os próximos passos a serem trilhados também terão como suporte o compromisso e a responsabilidade institucionais de todos os envolvidos”, declarou.

A diretora do ICHL, professora Simone Baçal, participou da aprovação. Ela lembrou os anos de discussão do projeto, e que a partir de agora os cursos terão mais autonomia com a criação das faculdades. “Eu fico muito feliz com isso tudo, enquanto gestora, pois foi um trabalho exaustivo, de muitos anos. Quando planejamos uma gestão, precisamos ter uma visão de longevidade. A Proplan [Pró-reitoria de Planejamento], junto com a comissão, nos auxiliou muito na lógica de organização acadêmica e administrativa do ICHL. Esperamos que os cursos possam crescer e ter autonomia de acordo com suas especificidades. Isso amplia as expectativas de cada um”.

Já o presidente da Comissão do Projeto de RPA do ICHL, professor Jackson Colares, enfatizou que a reestruturação irá melhorar a gestão da Ufam na unidade. “Nosso lema sempre foi ‘Dividir pra Crescer’. Então a estratégia é melhorar a gestão da Ufam e assim crescer, efetivamente. As novas unidades [Faculdades] tendem a melhorar o ensino, a extensão, a pesquisa, a qualificação de seu corpo docente. A aprovação desse projeto no Consuni é uma data histórica”.

Construção do projeto

O projeto de RPA era uma demanda antiga do ICHL. A discussão sobre o tema remete ao início dos anos 2000, embora os primeiros passos para a reestruturação oficial tenham sido dados em 2009, quando o curso de Artes buscava sua ampliação na organização como instituto. Foi nesse contexto que os departamentos de Comunicação e Letras também se dedicaram à mudança e deram início ao debate e, com apoio de estudantes, técnico-administrativos e professores, trabalharam na construção dos Projetos Pedagógicos e Administrativos das novas unidades, assim como na proposta a ser apresentada ao Conselho Departamental do ICHL e, posteriormente, aos Conselhos Superiores da Universidade. “Em 2013, o Departamento de Comunicação criou uma comissão para averiguar se a estrutura de faculdade seria benéfica para a área de Comunicação. O parecer da comissão foi favorável e o Departamento aprovou o parecer. Reunimos com o Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia. Fizemos um evento com a participação de estudantes, professores e técnicos. Ao final, o projeto foi aprovado”, lembra o professor Allan Rodrigues, chefe do Departamento de Comunicação.Parte dos professores, técnicos e alunos do ICHL presentes na aprovação do Projeto pelo ConsuniParte dos professores, técnicos e alunos do ICHL presentes na aprovação do Projeto pelo Consuni

Antes de ser apreciado pelo Consuni, o projeto de RPA do ICHL já havia sido aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Administração da UFAM (Consad) e pelo conselho departamental do ICHL. “Desejamos que as novas gestões das unidades consigam de fato alcançar todos os seus objetivos pleiteados para o sucesso da qualidade da nossa formação”, declarou a professora Simone Baçal.

O ICHL possui 26 cursos de graduação. Após a aprovação pelo Consuni, os cursos ficarão vinculados às novas unidades, conforme detalhado a seguir:

Faculdade de Artes (FAARTES) – Licenciaturas: Artes Visuais (matutino, noturno e a distância) e Música (matutino e noturno).

Faculdade de Letras (FLet) – Licenciaturas: Língua e Literatura Espanhola (matutino), Língua e Literatura Francesa (vespertino), Língua e Literatura Inglesa (vespertino), Língua e Literatura Japonesa (noturno), Língua e Literatura Portuguesa (vespertino), Letras – Libras (vespertino).

Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) – Bacharelados: Arquivologia (noturno), Biblioteconomia (matutino), Comunicação Social – Relações Públicas (diurno), Comunicação Social – Jornalismo (diurno).

Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) – Antropologia (bacharelado), Ciências Sociais (bacharelado), Filosofia (licenciatura), História (licenciatura), Geografia (licenciatura/bacharelado), Serviço Social (bacharelado) e Licenciatura Indígena.

Fonte: matéria do site da UFAM


© 2017 por IFCHS UFAM. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page